5 direitos pouco conhecidos pelos consumidores
Ao efetuar uma compra, a uma diversidade de fatores que devem ser cuid...
Ler maisExistem diversos sistemas de irrigação na agricultura, por isso, é preciso conhecer os diversos métodos disponíveis para que você possa escolher o melhor para seu cultivo.
A irrigação por aspersão é um dos sistemas mais populares e utilizado em diversas culturas, pois auxilia na otimização da produtividade em campo e ajuda a reduzir custos e desperdícios. Pensando nisso, a Viqua preparou esse post explicando sobre o sistema de irrigação por aspersão, como ele funciona e quais os tipos e vantagens do sistema.
A irrigação por aspersão provoca a simulação de uma chuva artificial, expelindo água para o ar e gerando gotículas de água que caem sobre o solo e as plantas, distribuindo a água de cima para baixo.
Nesse sistema de irrigação, o aspersor é a peça principal, sendo responsável pela pulverização da água. A irrigação por aspersão pode ser dividida em duas categorias principais: convencionais, por pivô central e auto propelido.
Podendo ser móvel ou fixo, o sistema de aspersão convencional utiliza tubos em toda a área e é caracterizado pela troca dos aspersores de forma manual, onde o produtor deve tirar manualmente o aspersor e levar de uma área para a outra. No sistema móvel, os aspersores podem ser posicionados para cobrir uma área total ou apenas setores selecionados, fazendo a cobertura da área conforme são movimentados na área.
Esse sistema é constituído por:
• Sistema de captação;
• Bombeamento;
• Tubulação e conexões;
• Aspersores.
O sistema de irrigação por aspersão, quando mecanizado, é ideal para realizar a rega de grandes territórios, onde o método convencional seria inviável. Para atingir essa abrangência, o sistema de irrigação mecanizada tem uma linha lateral móvel que se desloca com a ajuda de motores elétricos colocados nas torres de sustentação. Assim, é possível fazer a movimentação de forma sincronizada, à medida que a água é jorrada.
A irrigação por aspersão tem como sua principal vantagem a baixa demanda por mão de obra, além de não necessitar de nivelamento do terreno. Outras vantagens do sistema são:
• Viabilidade para diversos tipos de plantas;
• A cobertura completa da plantação;
• A oferta de uma estrutura diversificada e ajustável;
• A regulagem da precisão exata do volume de água por área;
• O favorecimento do potencial da fertirrigação;
• Tem baixo custo, especialmente para pequenas áreas.
Cada cultura possui suas próprias características e exigências, por isso, é de extrema importância para o agricultor escolher o tipo de irrigação ideal para o seu plantio, garantindo uma alta produtividade e uma boa colheita.
Gostou do post e ficou interessado nesse sistema de irrigação? Compartilhe com um amigo, parente ou vizinho para que ele possa conhecer também.
Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!